Torrent Filmes X

361 – O riso dos outros (idem) – Brasil (2012)

Direção: Pedro Arantes
Roteiro: Pedro Arantes
Existem limites para o humor? O que é o humor politicamente incorreto? Uma piada tem o poder de ofender? São essas questões que o O Riso dos Outros discute a partir de entrevistas com personalidades como os humoristas Danilo Gentili e Rafinha Bastos, o cartunista Laerte e o deputado federal Jean Wyllys, entre outros.
Um documentário interessante, que aborda um tema bastante válido: o humor e seus desdobramentos.
São diversos depoimentos de figuras que são referência no humor atual e que respondem aos questionamentos sobre o preconceito contido nas piadas e o seu potencial de agredir, ofender, estereotipar, alimentar o preconceito, respaldar um discurso e fazer rir.
Algumas falas e argumentos são de tirar o chapéu.
No entanto, me incomodei com a direção do filme. O diretor fez algo que eu considero desonesto, pois apresenta uma roupagem “imparcial”, com diversos depoimentos e personagens diversos, como se a diversidade respaldasse a “democracia” das opiniões. No entanto, sua montagem é sutilmente construída para privilegiar o seu ponto de vista e desvalorizar as opiniões contrárias.
Quem entende um pouco de montagem cinematográfica ou estudou jornalismo, entenderá melhor o que eu estou tentando dizer, após ver o filme.
Mas, superando esse probleminha, é possível refletir com autonomia sobre todo o conteúdo e divergência de opiniões apresentadas no documentário Vale à pena!

Minha nota: 7,1
IMDB:  –
ePipoca: –
Sugestão: Um lugar ao sol

Download: