Torrent Filmes X

28 – Vida Cigana (Dom Za Vesanje) – Iugoslávia (1988)

Direção: Emir Kusturica
Perhan é um cigano que mora com sua avó na periferia de Sarajevo. Apaixonado por Azra, seu sonho é ganhar dinheiro suficiente para poder casar-se com ela. O vagabundo Ahmed propõe a Perhan ir para a Itália, na tentativa de fazer fortuna rápido. O jovem aceita, e quando se dá conta já é prisioneiro de um mundo sem escrúpulos, cheio de mágoa, do qual ele não quer participar.
Nada melhor do que representar uma nação como a Iugoslávia do que a partir de uma comunidade cigana, com personagens que vão e vem, se agregam, se separam. Quer algo mais confuso e mutante do que um país que vira outro, que depois se divide em dois e, por fim, some!?
Iugoslávia era igual a Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedônia. Hoje nem existe mais.
Em Vida Cigana, Kusturica mais uma vez dá uma aula de cinema, criando um universo mágico e particular, mas capaz de ser interpretado por qualquer um que consiga, literalmente, viajar com ele.
Esse grande cineasta consegue produzir uma obra autoral, que brinca com as técnicas e possibilidades que o audiovisual oferece. Kusturica é extremamente habilidoso com o seu cinema. Daqueles que você olha e diz “esse cara sabe o que tá fazendo”.
E para representar o seu país, a sua comunidade, a sua história, ele constrói pequenas pontes. Nela, o personagem pode partir da sanidade para a loucura, do amor para a violência, da vida para a morte, da realidade para a fantasia. E esses percursos que os personagens vão seguindo acabam trazendo uma atmosfera densa ao filme, nebulosa, sobretudo na sua segunda metade. Mas, ainda assim, é sempre perceptível o bom humor e a ironia de Kusturica, que parece considerar a violência entre seres humanos tão absurda, mas tão absurda, que chega a ser risível, insanamente engraçado. E que tais pessoas, nessa atmosfera violenta, acabam se tornando tão humanos quanto um macaco ou um peru.
Me apaixonei por Underground e não me decepcionei com Vida Cigana. Continuo fascinado por Kusturica!

Download:
(infelizmente, na segunda metade do filme a legenda apresenta alguns problemas, por alguns minutos não há legenda e boa parte do restante não está perfeitamente sincronizado, mas é possível ver e compreender assim mesmo).

Pacote de legendas:
Legenda em português
English subtitle