Torrent Filmes X

116 – Invictus (Invictus) – Estados Unidos (2009)


Direção: Clint Eastwood
Personagem histórico várias vezes retratado - e de diferentes formas -, o sul-africano Nelson Mandela é mostrado aqui pelas lentes de Clint Eastwood no momento imediatamente após a queda do apartheid na África do Sul. Após várias décadas preso, Mandela está livre e na condição de presidente da África do Sul. Em 1995, o líder faz as vezes de anfitrião do campeonato mundial de rugby, uma oportunidade apropriada para reunir seus compatriotas.

Reproduzo aqui um texto que escrevi no dia da morte de Mandela:

Amanhã será um dia como qualquer outro, exceto pelo fato de que Mandela não estará mais vivo e que teremos o sorteio da Copa do Mundo na Bahia.

Sorteio esse que certamente será pautado pela morte do líder sul-africano. Certamente farão homenagens e o sorteio terá uma pitada apimentada de emoção. Sorteio esse que não será apresentado por Lázaro Ramos e Camila Pitanga, substituídos por um casal de brancos. Sorteio esse que será dirigido por europeus brancos, que dirigem a FIFA. Certamente se fará presente o atual prefeito de Salvador, ACM III. Prefeito esse que, até o ano passado, lutava junto com o seu partido na Justiça para derrubar as cotas, responsáveis por impulsionar a presença dos negros nas universidades. Prefeito esse que possui uma foto emblemática, tirada no dia de sua vitória eleitoral: ele comemorava com todos os seus amigos e políticos. Todos brancos. Exceto pela presença de um negro. Justamente aquele que lhe carregava nos ombros. Nem a sua vice-prefeita, propositalmente negra para arrecadar votos da população negra, saiu na foto.

Patrocinando o sorteio e a Copa, teremos marcas como Coca-Cola, Adidas, Visa, Sony, Itaú, McDonalds e Oi. Todas elas presididas e gerenciadas por brancos. Todas elas não costumam utilizar atores e modelos negros em suas campanhas publicitárias. E, na tela da TV, no meio desse povo, jornalistas da Globo. Brancos. À noite a emissora irá exibir um dos programas de maior audiência de sua grade: a telenovela Amor à Vida. Serão 82 atores interpretando papeis principais e secundários. 78 brancos. Apenas 4 negros: Jayme, uma criança órfã; Ailton, auxiliar de serviços gerais no hospital; Judith, psicóloga; e Inaiá, enfermeira e portadora de HIV. Ali Kamel, diretor geral da TV Globo é autor do livro 'Não somos racistas'.

Tudo e todos na Bahia. Bahia, cuja Polícia Militar é a que mais mata no Brasil. E os que mais morrem são negros.

Salvador, como todos sabem, é a Roma Negra, parte do continente africano. Aqui, se encontram os netos de Mandela. Vieram para o sorteio da Copa. E também para divulgar o projeto 'De Soweto a Salvador'.


Definitivamente, Soweto é aqui.


Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário