Torrent Filmes X

105 – O Baile (Le Bal) – Itália (1983)


Direção: Ettore Scola
Sem diálogos, o filme conta parte da história da França, da década de 1930 à década de 1980, a partir dos personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, o filme traça um panorama da evolução do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock'n'roll.


Eduardo Coutinho, o gênio do documentário brasileiro, dizia que uma de suas técnicas de criação era criar suas próprias prisões, estabelecer seus próprios limites. Ou seja, “vou filmar a favela tal, ou moradores do prédio tal, só religiosos de uma mesma comunidade, etc”. Enfim, determinava seu recorte e a partir disso, criava.

Não sei como funciona o processo criativo de Ettore Scola, mas garanto que ele é um gênio, dentro de sua própria prisão. Em A Família, a câmera está dentro da casa – o espaço físico é o seu limite – e sem nunca sair de lá, o filme acompanha a transformação de uma família, que vai atravessando gerações.

Em O Baile, a prisão estabelecida é ainda mais desafiadora. Ettore não apenas repete o limite físico – a câmera nunca sai do salão de dança – como elimina qualquer diálogo verbal. Não há uma vogal dita entre os personagens e, no entanto, eles estão em constante interação. A sensibilidade do filme é extraordinária. A expressão facial e, sobretudo, corporal dos atores é uma aula.

Ettore consegue contar, sem dizer uma palavra, um fragmento da sociedade ocidental do século XX. Apenas com músicas e sons de bombas. Apenas com corpos e rostos. Apenas com sua genialidade.


Download:
Torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário