Torrent Filmes X

87 – Mar e Selva (Mionga ki Ôbo) – São Tomé e Príncipe (2005)


Direção: Ângelo Torres
Os "angolares" são os mais antigos habitantes da Ilha de São Tomé, onde, segundo a lenda, chegaram depois de um naufrágio. Outrora senhores da ilha, foram despojados pela força no fim do século XIX  estão agora reduzidos a uma pequena comunidade piscatória. Entre os mitos e os mistérios desta ilha de beleza luxuriante, este filme revela-nos a história e os costumes destas gentes para quem a pesca e o mar são um símbolo de afirmação.


País novo no blog. Direto de São Tomé e Príncipe, esse documentário que retrata de forma simples uma comunidade pesqueira desse país do continente africano.

O filme não tem legenda. O idioma é português, mas o sotaque carregado e alguns vocabulários diferentes dão um pouco de trabalho para a compreensão. Mas, digamos que com o ouvido atento, dá para entender 80% do que é dito. O restante dá para sentir, apreciar, deduzir.

São Tomé e Príncipe é composto por ilhazinhas a oeste do território africano. Possui  160 mil habitantes e a principal atividade econômica é a pesca.

Mar e Selva nos traz um pouco desse país, de seu mar, de suas lendas, de sua pesca e de sua gente.


Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário