Torrent Filmes X

115 – Catastroika (Catastroïka) – Grécia (2012)


Direção: Aris Chatzistefanou
Elaborado pelos mesmos produtores de Dividocracia, o documentário trata da privatização de setores chave da economia tais como: comunicações, energia, transportes e água.
Passando pela Rússia de Boris Yeltsin, Inglaterra de Tatcher, Eua de Reagan, até chegar na Grécia atual, o documentário nos mostra como a ideologia neoliberal - que prega o Estado Mínimo - funciona na prática: utiliza o próprio Estado para transferir patrimônio público em serviço de interesses privados.



Documentário grego muito parecido com documentário argentino Memória do Saqueio. Não pelo formato, muito menos pela estética. Mas, pelo conteúdo. Enquanto o filme argentino, produzido em 2004, foi feito no momento em que o país estava no fundo do poço, devido à política neoliberal e privatarias (privatizações + corrupção do governo) desenvolvido na década de 1990, na Argentina; o filme grego, produzido em 2012, foi feito no momento em que o país estava no fundo do poço, devido à política neoliberal e privatarias (privatizações + corrupção do governo) desenvolvido na década 2000, na Grécia. Daí a semelhança. A história se repetindo como farsa.

Catastroika, no entanto, é mais superficial no conteúdo e um pouco cansativo no formato. Mas, ainda assim, uma fonte de informação interessante para compreender a crise que a Grécia e outros países da Europa vêm enfrentando.


Download:
Torrent + Legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário