Torrent Filmes X

06 – 400 contra 1 – a história do Comando Vermelho (idem) – Brasil (2010)


Direção: Caco Souza
Anos 70, presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Um grupo de presos resolve se unir para lutar por direitos e ideais coletivos. William (Daniel de Oliveira) é um dos líderes deste grupo, que fundou o Comando Vermelho. A nova organização cria uma conduta de solidariedade entre os presos, algo inédito até então. No início dos anos 80 o Comando Vermelho passa a agir nas ruas do Rio de Janeiro, realizando ousados assaltos.


Filme que retrata o surgimento de uma das organizações mais importantes do Brasil: o Comando Vermelho. A sua origem, da articulação de presos políticos e presos comuns para o enfrentamento da violenta repressão e maus tratos que recebiam. Bandidos, criminosos e “subversivos” que recebiam violência do Estado e devolviam violência para a sociedade. Num ciclo vicioso que dura até hoje.

O Comando Vermelho passou por um processo de despolitização, e até mesmo as comunidades que, de certa forma, eram protegida por eles – que faziam o papel que o Estado negligenciava – hoje são vítimas.

E cá estamos, em pleno ano de 2015, em estado de guerra, com mais de 50 mil mortos anuais. No Brasil os Direitos Humanos só são aplicados para uma elite branca e rica. O Estado Democrático de Direito funciona muito bem para esse seleto grupo. Pois na periferia, para o negro e pro favelado, não há Direitos Humanos, o que prevalece é a barbárie. E uma sociedade que cultua a violência contra um determinado grupo social, não pode esperar qualquer outra coisa que não seja receber de volta a violência. Daí, tantos homicídios, execuções e latrocínios banais. E, independente de que se discuta sobre quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha – o Estado contra os “marginalizados” ou os “marginais” contra a sociedade – parece que nenhum dos lados está disposto a recuar no processo de violência.

E, assim, seguimos.


400 contra 1 é bem superficial nessa problemática e confesso que me decepcionou um pouco na própria função de representar o surgimento do Comando Vermelho. Mas, sem dúvida, agrega ao conhecimento sobre a nossa realidade brasileira e toda a sua complexidade.


Download:
Torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário