Torrent Filmes X

10 – Coutinho.DOC – apartamento 608 (idem) – Brasil (2009)


Direção: Beth Formaggini
O público acompanha o processo de criação do cineasta Eduardo Coutinho no documentário, que revela desde a fase da pesquisa até o fim das filmagens de "Edifício Master". Sob a direção de Coutinho, uma equipe de cinema registrou o cotidiano do prédio, formado por 276 apartamentos conjugados.


Uma coincidência que só agora me dei conta: acabei de ver esse filme há 5 dias da festa de Yemanjá. Há exato um ano, no fim da festa, no Rio Vermelho, recebi ligações e mensagens me informando que Coutinho tinha sido assassinado pelo próprio filho. Três anos antes, eu havia concluido meu curso universitário, apresentando um trabalho sobre Babilônia 2000 e Edifício Master.

Portanto, assistir Coutinho.DOCdesperta lembranças e emoções por Coutinho, como também faz revisitar Edifício Master.

A obra de Beth Formaggini constrói e desconstrói Coutinho e seu processo de produção. Revela elementos do diretor e de sua direção, resinificando o próprio olhar sobre Edifício Master e algumas de suas entrevistas. É uma obra fundamental para pesquisadores que tentam decifrar os métodos “coutinianos”.

Muito grato pela esperteza de Beth Formaggini por pensar em fazer esse filme. E, ao mesmo tempo, feliz por reencontrar Coutinho.


Odôya!


Download:
Torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário