Torrent Filmes X

81 – O Estopim (idem) – Brasil (2014)


Direção: Rodrigo Mac Niven
A coragem da família e de amigos de Amarildo, assassinado por policiais militares dentro da sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha em julho de 2013, se transformou em símbolo de resistência e luta da sociedade civil contra a violência do Estado. O caso foi o estopim não apenas para a mobilização de outras comunidades, mas principalmente para expor as fragilidades de um projeto de segurança pública militarizado.

Particularmente, não me agradam muito os documentários de um ponto de vista só. Filmes que são feitos pra ratificar uma versão já pré-concebida. Ainda que o fato em questão seja significativo, que é o caso de O Estopim. O filme retrata o sumiço de Amarildo, um acontecimento que se tornou símbolo da discussão sobre a atuação da polícia e das UPPs.

O filme não traz informações sobre o caso que já não sejam de conhecimento geral e ainda tem essa opção de apresentar uma perspectiva só. Mas, não deixa de ser importante e significativo cravar o “caso Amarildo” no cinema.

Algumas falas, no entanto, são fundamentais. Discussões que abrem o debate sobre a política de segurança e as ações militares nas favelas.


Download:
Torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário