Torrent Filmes X

21 – Concorrência desleal (Concorrenza sleale) – Itália (2001)


Direção: Ettore Scola
Umberto (Diego Abatantuono) é um alfaiate que repentinamente começa perder sua clientela para uma loja vizinha, de propriedade de Leone (Sergio Castellitto), que oferece roupas a preços mais baixos. Apesar da rivalidade, os filhos de ambos demonstram grande amizade entre si. Até que um dia vêm a público as diferenças que os concorrentes cultivavam em sigilo: durante uma discussão, Umberto se refere de forma depreciativa ao fato de Leone ser judeu, condição que ele ocultava. A polícia fascista presencia o bate-boca e o comerciante passa a ser perseguido, perdendo sua loja, seus direitos e sua dignidade.

Um dos últimos filmes do gênio Ettore Scola. Com sua sensibilidade única, o diretor consegue criar personagens especiais, humanos, contraditórios, inocentes, astutos. E os põe para se relacionar entre si, para, a partir daí, contar uma parte deplorável da história: a era Mussolini.

Muitas vezes a História nos parece distante e simplista demais. Muitas vezes não entram para os livros informações mais detalhadas, cotidianas, que revelem a progressão dos acontecimentos. Concorrência Deslealpresta esse serviço, ao mostrar como se deu a escalada fascista na Itália. Não foi de um dia para o outro. Foi progressivo, com uma sucessão de retirada de direitos dos judeus, endurecimento do autoritarismo de Estado, sociedade raivosa e, como resultado de tudo isso, a criminalização dos judeus. Algo muito parecido com o que acontece com a criminalização da pobreza no Brasil e o fascismo que sobretudo a população negra é submetida.

Algo muito parecido com o que tem acontecido há anos em todo o Brasil: uma escalada de ódio, retrocesso nas conquistas da população mais pobre e, por fim, um caminhão de areia por cima das instituições democráticas.


Download:
Torrent + Legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário