Torrent Filmes X

[ESPECIAL] SUSPENSÃO DO BLOG + PACOTE DE ANIVERSÁRIO

Hoje o 366filmesdeaz completa 4 anos de existência. Mas não há muito o que comemorar. O atual cenário político do Brasil compromete qualquer celebração, sobretudo quando contrasta com os princípios básicos desse blog. Sua criação foi despretensiosa. Mas sua manutenção se deu baseado em valores: democratizar a comunicação e compartilhar cultura. Sem nenhum retorno financeiro. A única recompensa é saber que os filmes estão sendo espalhados por todos os continentes do planeta; que existe gente que tira um tempo do seu dia para comentar, enviar emails, mensagens e contribuir; e até mesmo os que não se manifestam, mas vêm passear pelo blog: os mais de mil diariamente e mais de um milhão de pessoas nesses últimos anos.

Foram quatro anos ininterruptos, o que aumenta o peso da decisão.

A partir de hoje, os trabalhos do 366filmesdeaz estão suspensos por tempo indeterminado. 

A decisão é política. 

É uma forma de protestar contra o golpe em curso existente no país. Um golpe armado por setores da sociedade cujos valores são antagônicos aos desse blog. Aqui se constrói democracia. Aqui se respeita a diversidade. Aqui se aceita o contraditório. Aqui se defende a pluralidade. Aqui se busca liberdade. Aqui se planta amor. Aqui contribui para as transformações políticas, culturais, sociais e humanas. E em nome desses valores, o 366filmesdeaz se posiciona contra o Golpe e à favor da Democracia, por mais imatura e restrita que ela seja no nosso país.

O pouco tempo que tinha disponível para manter o blog ativo será usado para fortalecer as mobilizações de resistência ao golpe, mas também para cuidar de questões pessoais. Espero contar com a compreensão dos visitantes, dos amigos e amigas que fiz por aqui. O 366filmesdeaz continua no ar, mas sem atualizações, por tempo indeterminado.

E para não deixar o aniversário passar em vão, segue um pacote especial com o torrent de 64 filmes que nos ajudam a entender que país é esse e como viemos parar aqui. Filmes para a gente conhecer a nossa história. E lembrar, para nunca mais repetir 1964.

Um abraço e até breve!
Seguiremos adiante!

Alex Pegna Hercog (Az)


Download:
Torrent (Pacote com o torrent de 64 filmes)


1. Como era gostoso o meu francês (1971) – ficção
Direção: Nelson Pereira dos Santos
No Brasil de 1594, um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia.

2. Terra dos Índios (1979) - documentário
Direção: Zelito Viana
Um prólogo de Darcy Ribeiro coloca historicamente o confronto entre o índio e a civilização branca.

3. Quilombo (1984) - ficção
Direção: Cacá Diegues
Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba, um príncipe africano.

4. Quanto vale ou é por quilo (2005) - ficção
Direção: Sergio Bianchi
Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada.

5. Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995) - ficção
Direção: Carla Camurati
A princesa espanhola é prometida aos dez anos de idade a dom João VI e, ao se casar, vai para Portugal. Quando assumem a coroa, são confrontados com o medo da Revolução Francesa e vêm ao Brasil, sua então colônia.

6. Abolição (1988) - documentário
Direção: Zózimo Bulbul
Produzido em 1988, faz o resgate de 100 anos de abolição no país, através de um olhar negro.

7. Mauá - O Imperador e o Rei (1999) - ficção
Direção: Sérgio Rezende
Filme que remonta episódios da vida de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, o primeiro grande capitalista brasileiro.

8. Guerra de Canudos (1997) - ficção
Direção: Sérgio Rezende
Na República Velha, Antônio Conselheiro lidera um vilarejo com cerda de 25 mil sertanejos humildes em uma guerra contra a República.

9. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) - ficção
Direção: Glauber Rocha
Depois de matar o patrão, o vaqueiro Manuel e sua mulher Rosa vagam pelo sertão, encontrando um deus negro, um diabo loiro e o temível Antônio das Mortes.

10. Coronel Delmiro Gouveia (1978) - ficção
No início do século, no nordeste brasileiro, pioneiro da indústria nacional é perseguido por se recusar a vender sua fábrica para industriais britânicos.

11. Tristeza do Jeca (1961) - ficção
Direção: Amácio Mazzaropi, Milton Amaral
Dois políticos disputam a eleição e, para angariar votos, tentam enganar os eleitores, simples pessoas do campo, usando o Jeca como cabo eleitoral.

12. Memórias do cárcere (1984) - ficção
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Nos anos 1930, o escritor Graciliano Ramos, acusado de colaborar com subversivos, é tirado de Alagoas e levado ao presídio de Ilha Grande, no Rio.

13. Getúlio Vargas (1974) - documentário
Direção: Ana Carolina
O filme reúne material produzido pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) e músicas de época, reconstruindo o Brasil da Era Vargas (1930/45) e de seu segundo governo (1951-54).

14. O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes (1997) - documentário
Direção: Toni Venturi
A trajetória de Luiz Carlos Prestes, de líder tenentista a secretário-geral do PCB, Luiz Carlos prestes foi um dos mais perseguidos políticos brasileiros do século 20.

15. Olga (2004) - ficção
Direção: Jayme Monjardim
A história da comunista Olga Benário e seu romance com o brasileiro Luís Carlos Prestes, durante o governo constitucional de Getúlio Vargas e a 2ª Guerra Mundial.

16. Tanga – deu no New York Times (1987) - ficção
Direção: Henfil
O ditador de uma república fictícia do Caribe recebe, diariamente, um exemplar do "The New York Times", enviado pelo sobrinho. Grupos de guerrilheiros tentam neutralizar o sistema de informação.

17. Os Anos JK - Uma Trajetória Política (1980) - documentário
Direção: Silvio Tendler
O filme aborda a história do Brasil: a eleição do presidente Juscelino Kubitschek, o nascimento de Brasília, a renúncia do sucessor Jânio Quadros, a crise política, o golpe militar e a cassação dos direitos políticos de JK.

18. Dom Helder Câmara - o santo rebelde (2004) - documentário
Direção: Erika Bauer
Documentário que revisita os pensamentos de Dom Helder Câmara. Mostra sua atuação como figura central da ala progressista da Igreja Católica e também sua atividade durante a ditadura militar.

19. Cabra Marcado Para Morrer (1984) - documentário
Direção: Eduardo Coutinho
O líder camponês João Pedro Teixeira é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois o Diretor retoma o projeto.

20. Jango (1984) - documentário
Direção: Silvio Tendler
Um relato da vida política brasileira dos anos 60, tendo como fio condutor a biografia do presidente João Goulart.

21. Cidadão Boilesen (2009) - documentário
Direção: Chaim Litewski
História do dinamarquês Henning Boilesen, empresário que financiava a OBAN organização do Exército para reprimir a luta armada.

22. Marighella (2012) - documentário
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Maior nome da militância de esquerda no Brasil dos anos 60, Carlos Marighella foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira.

23. Terra em Transe (1967) - ficção
Direção: Glauber Rocha
Vigorosa e visionária alegoria política sobre o Brasil, tendo como temas centrais o populismo, as utopias libertárias de esquerda e o concerto barroco de diversas culturas.

24. Batismo de Sangue (2007) - ficção
Direção: Helvécio Ratton
O filme se passa em São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil.

25. Ação Entre Amigos (1998) - ficção
Direção: Beto Brant
Miguel convida três amigos para uma pescaria, dissimulando inicialmente os reais motivos da viagem – encontrar o homem que acredita ser seu torturador.

26. O que é isso, companheiro? (1997) - ficção
Direção: Bruno Barreto
História do sequestro do embaixador dos Estados Unidos, trocado por prisioneiros políticos na época da Ditadura.

27. O ano em que meus pais saíram de férias (2006) - ficção
Direção: Cao Hamburger
1970. Mauro um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele.

28. Pra Frente, Brasil (1982) - ficção
Direção: Roberto Farias
Em 1970, um pacato trabalhador da classe média é confundido com um ativista político e "desaparece".

29. Zuzu Angel (2006) - ficção
Direção: Sérgio Rezende
No Brasil, a carreira de Zuzu Angel como estilista começa a deslanchar enquanto seu filho Stuart ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar no país.

30. Cabra Cega (2004) - ficção
Direção: Toni Venturi
1971. A organização clandestina está debilitada e discute o abandono da luta armada. Do lado de fora, Mateus, o dirigente da organização, trabalha sem descanso para salvar o que restou de seus quadros. O cerco da repressão se fecha inexoravelmente.

31. Vlado: 30 Anos Depois (2005) - documentário
Direção: João Batista de Andrade
O documentário reconstrói o caso de tortura do jornalista Vladimir Herzog, morto numa cela do DOI-CODI em SP.

32. O País de São Saruê (1971) – documentário
Direção: Vladimir Carvalho
Documentário sobre a região sertaneja do Rio do Peixe (localizada no polígono nordestino da seca) e a evolução de suas atividades econômicas.

33. Lamarca (1994) - ficção
Direção: Sérgio Rezende
A história do capitão que, durante o período da ditadura militar no Brasil, desertou do exército brasileiro e se engajou em grupos de guerrilha contra o regime militar.

34. Você também pode dar um presunto legal (1971) – documentário
Direção: Sergio Muniz
Reflexão sobre a o Esquadrão da Morte e do Delegado Fleury, chefe do DOPS em São Paulo.  Filmado clandestinamente.

35. Bye Bye Brasil (1979) – ficção
Direção: Cacá Diegues
Artistas ambulantes cruzam o país com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão,  cruzando a Amazônia até chegar a Brasília.

36. Iracema, uma transa amazônica (1975) - ficção
Direção: Jorge Bodanzky; Orlando Senna
O filme faz um contraponto à propaganda oficial da época sobre a Amazônia, revelando as queimadas, o trabalho escravo e a prostituição infantil através da história da menina ribeirinha Iracema.

37. ABC da Greve (1990) - documentário
Direção: Leon Hirszman
Documentário sobre a greve de metalúrgicos ocorrida no ABC paulista em 1980, uma das maiores da história do Brasil.

38. Peões (2004) – documentário
Direção: Eduardo Coutinho
Metalúrgicos anônimos contam suas histórias de vida – entremeadas pelas greves no ABC. O filme retrata a origem e o fortalecimento dos sindicatos e mostra a visão pessoal dos trabalhadores sobre Lula e os rumos do país.

39. Eles não usam Black-Tie (1981) - ficção
Direção: Leon Hirszman
Conflito entre pai e filho, durante uma greve sindical.

40. O Homem que Virou Suco (1981) - ficção
Direção: João Batista de Andrade
Cantor de cordel é confundido pela polícia de São Paulo com operário que esfaqueou o patrão. Bem-humorado e inteligente estudo sobre a classe operária.

41. Terra para Rose (1987) - documentário
Direção: Tetê Moraes
A história de Rose, agricultora sem-terra que, com outras 1.500 famílias, participou da primeira grande ocupação de uma terra improdutiva, a fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul.

42. Tapete Vermelho (2005) - ficção
Direção: Luís Alberto Pereira
Quinzinho é um caipira sonhador, morador de uma roça distante. Ele tem uma promessa a cumprir: mostrar para seu filho um filme de Mazzaropi no cinema.

43. Muito Além do Cidadão Kane (1993) - documentário
Direção: Simon Hartog
Documentário da BBC que mostra as relações promíscuas entre a Rede Globo e a Ditadura Militar. Vai da fundação da emissora ao Impeachment de Collor.

44. Uma Onda no Ar (1992) - ficção
Direção: Helvécio Ratton
A história da Rádio Favela, que surgiu nos anos 80, em uma grande favela de Belo Horizonte.

45. Quase dois irmãos (2004) - ficção
Direção: Lúcia Murat
Miguel é um senador que decide reencontrar Jorge, um antigo amigo de infância e atualmente poderoso traficante de drogas do Rio de Janeiro, para negociar um projeto social nas favelas.

46. A Negação do Brasil (2000) - documentário
Direção: Joel Zito Araújo
Com base numa análise da telenovela brasileira no período 1963-1997, o autor mostra o papel do negro, é uma viagem na história da novela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros.

47. Notícias de uma guerra particular (1999) - documentário
Direção: Katia Lund e João Moreira Salles
O documentário mostra o cotidiano de traficantes e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, entre 1997 e 1998.

48. Ônibus 174 (2002) - documentário
Direção: José Padilha
O documentário narra a história do sequestro do ônibus 174, no Rio de Janeiro, em 2000 e também a vida do sequestrador, menino de rua, sobrevivente da chacina da Candelária.

49. Preto contra Branco (2005) - documentário
Direção: Wagner Morales
Desde 1972, um grupo de moradores do bairro de São João Clímaco e da favela de Heliópolis organizam um jogo de futebol de brancos contra pretos em um campo de várzea.

50. Justiça (2004) - documentário
Direção: Maria Augusta Ramos
O filme retrata, de forma particular, a rotina do Judiciário e do sistema prisional brasileiro.

51. O Prisioneiro da Grade de Ferro (2004) - documentário
Direção: Paulo Sacramento
O cotidiano do maior presídio da América Latina: Carandiru.

52. Entreatos (2004) - documentário
Direção: João Moreira Salles
O documentário retrata o dia a dia do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2002.

53. Memória Para Uso Diário (2007) - documentário
Direção: Beth Formaggini
Um filme que documenta a luta do grupo Tortura Nunca Mais a partir de pessoas que, apesar das memórias traumáticas, fazem questão de lembrar e de fazer com que suas histórias não sejam esquecidas.

54. Esse homem vai morrer – um faroeste caboclo (2008) - documentário
Direção: Emilio Gallo
Pretende revelar como um sonho que atraiu um punhado de brasileiros até o munícipio de Rio Maria, sul do Pará, se tornou a história de um sentença: 14 pessoas marcadas para morrer.

55. Utopia e Barbárie (2009) - documentário
Direção: Silvio Tendler
O documentário transita por alguns dos episódios mais polêmicos da história mundial recente, como as bombas de Hiroshima e Nagasaki, o Holocausto, a Revolução de Outubro, o ano de 1968 no mundo, a Operação Condor, a queda do Muro de Berlim e a explosão do liberalismo

56. Ao sul da fronteira (2009) – documentário
Direção: Oliver Stone
O diretor Oliver Stone viaja por seis países da América do Sul e Cuba, em uma tentativa de compreender o fenômeno que os levou a ter governos de esquerda na primeira década do século XXI.

57. Garapa (2009) - documentário
Direção: José Padilha
Por quatro semanas, a equipe de Padilha acompanha a realidade da fome no Brasil a partir do cotidiano de três famílias cearenses.

58. Um lugar ao sol (2009) - documentário
Direção: Gabriel Mascaro
Documentário que reúne depoimentos de moradores de luxuosas coberturas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

59. O Som ao Redor (2012) - ficção
Direção: Kleber Mendonça Filho
A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.

60. Militares da Democracia – Os militares que disseram NÃO (2014) - documentário
Direção: Silvio Tendler
Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país.

61. A Partir de Agora (2014) - documentário
Direção: Carlos Pronzato
Realizado a partir de entrevistas com ativistas de cinco capitais brasileiras, o material não é apenas uma ferramenta para o debate e a compreensão das Jornadas de Junho, mas também um instrumento de organização da luta política.

62. O Veneno Está na Mesa 2 (2014) - documentário
Direção: Silvio Tendler
O filme atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública.

63. Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro (2010) - ficção
Direção: José Padilha
Os acontecimentos de Tropa de Elite 2 ocorrem treze anos após os do primeiro filme. Um dos seus focos é o amadurecimento do então Coronel Nascimento.

64. O mercado de notícias (2014) – ficção/documentário
Direção: Jorge Furtado
Jornalistas renomados discutem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica "O Mercado de Notícias", de Ben Jonson.


3 comentários:

  1. Bom dia, têm como enviar novo link dos 64 filmes, o link está inválido. Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. LEMBRANDO - Claro, vindo principalmente de atores globais, o filme é uma PREGAÇÃO COMUNISTA, onde os bonzinhos são, CLARO, os comunas. Se os militares erraram, claro que erraram, ERRARAM MUITO MAIS OS QUE PEGARAM EM ARMAS, ASSALTARAM BANCOS, ANARQUIZARAM, MATARAM, CRIARAM GRUPOS DE GUERRILHA QUE SEQUESTRAVA AUTORIDADES, AVIÕES, ETC. UM GRUPO DE TERRORISTAS - A realidade é que os idiotas tentaram tomar o poder a força e se deram muito mal. SOU DESSA ÉPOCA E JÁ FUI COMUNA. DESDE A INFÂNCIA ACOSTUMADO AO PASQUIM, FOLHETOS E JORNAIS CUJOS HEROIS ERAM SEMPRE OS COMUNAS, E O IMPERIALISMO ERA SEMPRE OS ESTADOS UNIDOS. kkkkkkk. Mudei. Só idiota acredita nisso. Imperialismo é o da CHINA, RUSSIA, COREIA DO NORTE e outros países COMUNAS que no início pregam MEDIDAS POPULARES, ABRAÇAM OS TRABALHADORES, FINGEM AJUDAR O POVÃO. Depois que tomam o poder ACABAM A LIBERDADE, que é o PRIMORDIAL DA VIDA HUMANA, e fazem o povo virar REBALHO, GADO, só pensando em comida e sobrevivência, abrindo mão de toda a liberdade de expressão, pensamento e atitude. Hoje, nos governos democratas os comunas defendem os LGBTQ=-S-YZ2... Mas depois que assumem, ACABOU PASSEATA GAY. VAI VAZER PASSEATA GAY NA RUSSIA, CHINA, COREIA DO NORTE, CUBA... Vai fazer isso em países muçulmanos, principalmente com terroristas do RAMAS e outros. AQUI NA AMÉRICA DO SUL O POVO É IMBECIL, NÃO LÊ, É BOMBARDIADO POR IDEIAS DOS COMUNAS, ONDE SE APRESENTAM COMO SALVADORES, MAS QUANDO ASSUMEM O PODER A COISA TODA MUDA - ACORDEM, EU ACORDEI, parei de ser usado como massa de manobra para otários. Eu era um LAGOINHA, VIVIA REFLESCANDO CÚ DE PATO. COMUNISTAS NO BRASIL SÃO COMUNAS CAVIAR. Vejam a real história com H da ditadura no Brasil. Sei que para muitos que JA FIZERAM LAVAGEM CEREBRAL nestes caras, um querendo aparecer mais do que o outro para se mostrar e dizer que é o MAIS COMUNA, O COMUNA MAIS NABÃO, O FOD...ÃO DOS COMUNAS, eles são assim. Quando mais você faz, mas é elogiado. Não basta só participar de uma greve, SE VOCÊ COMEÇAR A QUEBRAR, você ganha ponto com eles, COMUNAS NUNCA ESTÃO ERRADOS, ELES ESTÃO SEMPRE CERTOS, NÃO TEM DIÁLOGO, NÃO CONFIE NELES, ELES FINGEM SER DO DIÁLOGO MAS NÃO SÃO. SEGUEM A META COMUNISTA PARA DOMINAÇÃO - INCLUSIVE EM IGREJAS, TEM MUITOS INFILTRADOS EM IGREJAS PARA PODER ATRAPALHAR E ENSINAR TUDO ERRADO, DISVIRTUANDO OS SEGUIDORES. SÃO MALIGNOS, DÉBEIS MENTAIS - NÃO ADIANTA CONVERSAR COM ELES.
    Falem dos soldados que eles mataram, dos dois soldados que amarraram suas cabeças num cano de descarga até matá-los. Soldados, garotos adolescentes, para eles adolescentes não pode ser soldado, um militar, não importa a idade. Estes idiotas só olham o que aconteceu no RABOOOOOOO DELES. O MUNDO ESTA FICANDO IDIOTA - AS PESSOAS PARARAM DE RACIOCINAR - VEJAM A PROPAGANDA NA TV - O CARA CHEGA E QUER ENTRAR NA FESTA DO SOBRINHO, UM BEBÊ AINDA, UM ANINHO, AÍ O PAI FICA PREOCUPADO, MAS O IRMÃO DIZ, - EU ME VACINEI, ESTA TUDO BEM - DAÍ O PAI DA CRIANÇA FICA ALEGRE E O DEIXA ENTRAR - TREMENTA IDIOTICE, MALUQUISSE - O VACINADO NÃO PEGA COVID!? PEGA. O NÃO VACINADO NÃO PEGA COVID!? PEGA. O VACINADO QUE ESTA COM COVID PODE TRANSMITIR A DOENÇA!? SIM - O NÃO VACINADO QUE PEGA COVID PODE TRANSMITIR A DOENÇA!? SIM - Então qual O MORAL DA PROPAGANDA!? O Povo tem engolido estas propagandas sem falar nada - um absurdo - O MUNDO ESTA FICANDO SEM RACIOCÍNIO LÓGICO. MUITO LOUCO MESMO.

    ResponderExcluir