Torrent Filmes X

10 (melhores) diretores da Itália

O cinema italiano é um dos mais importantes do mundo. Por isso, é uma tarefa das mais difíceis selecionar os 10 “melhores” diretores da história. Falar de cinema italiano é falar de revolução, de neo-realismo, de drama, de humor, de invenção e de uma nova safra de diretores que têm o desafio de reinventar. Elaborar uma lista, portanto, exige o reconhecimento dos mais antigos, mas também a valorização dos mais novos. É por isso que inevitavelmente alguns nomes tiveram que ficar de fora, como Luchino Visconti, Michelangelo Antonioni, Mario Monicelli e Pier Paolo Pasolini. Os 10 selecionados, portanto, servem para traçar um panorama histórico e contemporâneo desse cinema indispensável para a cultura mundial.


Il cinema italiano è uno dei piú importanti del mondo. Per questo è um compito molto difficile per selezionare i 10 “migliori” registi della storia. Parlare di cinema italiano è parlare di rivoluzione, di neo-realismo di dramma, di umorismo, di invenzione e di uma nuova selezione  di registi che hanno la sfida di riinventare. Preparare uma lista, quindi, richiede Ia conoscenza dei più antichi, ma anche l’apprezzamento dei più recenti. È per questo che necessariamente alcuni nomi sono rimasti di fuori, come Lucchino Visconti, Michelangelo Antonioni e Pier Paolo Pasolini. I 10 selezionati, quindi, servono per tracciare um panorama historico e contemporaneo di questo cinema indispensabile per la coltura mondiale.

10 (melhores) diretores da Itália
10 (migliori) direttori dell’Italia
por Alex Hercog (Az)
tradução: Piero Pegna

1. Federico Fellini
Um dos maiores gênios do cinema mundial. Seus filmes são inconfundíveis, pois carrega consigo a marca “felliniana” em seus personagens e sua estética. Seu filme de estréia, Mulheres e Luzes, já revelava um diretor promissor. Na sequência, mais seis grandes obras, como Os Boas Vidas e Noites de Cabíria, até chegar em um de seus filmes mais importantes: A Doce Vida. Há quem diga que esse é o melhor de sua filmografia. Há quem diga que é Oito e Meio. Há quem diga que é Amarcord. Há quem diga que é E La nave va. Dentre tantos outros, como Julieta dos Espíritos e Ensaio de Orquestra. Há quem diga que ele é o maior diretor da história. Eu não me atrevo a dizer que não é.


Uno dei più grandi geni del cinema mondiale. I suoi film sono inconfondibili perchè portano com loro la marca “felliniana.” Nei suoi personaggi e nella sua estetica. Il suo primo film, La Città delle Donne, già rivelava um regista promettente, In seguenza, ancora sei grandi lavori, come I Vitelloni e Le Notti di Cabiria, per raggiungere ad uno dei suoi films più importanti: La Dolce Vita. C’è chi dice che questo è Il migliore della sua filmografia. C’è chi dice che è 8 ½. Anche dicono che è Amarcord. C’è chi dice che è La Nave Va. Tra tanti altri, come Julieta dos Espiritos e Prova d’Orchestra. C’è chi dice che è Il più grande regista della storia. Io non ho Il coraggio di dire che non è.

2. Ettore Scola
A cada filme, um desafio criado por ele próprio. A cada filme, uma superação. Como em A Família e O Baile, em que a câmera não sai do espaço delimitado e, ainda assim, consegue transpor gerações e revelar o que acontece “lá fora”. Os filmes de Ettore Scola transbordam beleza e sensibilidade, como no apaixonante Nós que nos amávamos tanto. E, tal como em Feios, sujos e malvados, ele vai representando uma Itália, italianos e italianas de uma forma singular. Gênio!
Ad ogni film, uma sfida creata da lui stesso. Ad ogni film, um superamento. come nella La Famiglia e Le Bal, che la macchina di filmare non esce dallo spazio delimitato e, cosi riesce a trasporre generazioni e rivelare quello che  succede “la fuori”. I film di Ettore Scola trasbordano di bellezza e sensibilità, come nel travolgente C’eravamo Tanto Amati. E, anche come nel Brutti, Sporchi e Cattivi, ci fá vedere um”Italia, Italiani e Italiane in um modo singolare. Genio!

3. Sergio Leone
Bastaram apenas 7 filmes, para Sergio Leone revolucionar o western, conferindo-lhe uma marca peculiar, italiana e com uma preocupação estética rara. O espectador assiste Por um punhado de dólares, Três homens e conflitose Era uma vez no Oeste e sente vontade de devorar toda a filmografia de Leone. Então, assiste Era uma vez na América e pensa: por que alguns cineastas não são imortais?




Sono bastati soltanto 7 film per Sergio Leone rivoluzionare Il western, dando um marco peculiare, italiano com uma preoccupazione estetica rara. Lo spettatore assiste Per um Pugno di Dollari, Il Buono, Il Brutto e Il Cattivo, e C’era uma volta nel West e sente la voglia di divorare tutta la filmografia di Leone. Poi, assiste Once Upon a Time in America e pensa: perchè alcuni registi sono immortali?
4. Paolo Sorrentino
O melhor diretor da nova geração. São apenas 44 anos de idade, meia dúzia de filmes e Sorrentino já cravou o seu nome na história do cinema italiano. Sua obra de estréia com O Divo já merece destaque. As Consequencias do Amor e O amigo da família já seduzem qualquer um. A grande beleza é o seu ápice e a certeza de estar diante de um diretor maduro, que sabe o que quer e como fazer. E ninguém movimenta a câmera igual a ele.




Il miglior regista della nuova generazione.Hà soltanto 44 anni, mezza dozzina di films e Sorrentino hà già messo Il suo nome nella storia del cinema italiano. Il suo primo lavoro Il Divo é degno di nota. Le Conseguenze dell’Amore e L’Amico di Famiglia seducono chiunque. La Grande Bellezza è Il suo apice e la certezza di essere davanti ad um regista maturo che sà  quello che vuole e come farlo. E nessuno dirige la macchina di filmare come lui.
5. Giuseppe Tornatore
Diretor de um dos melhores filmes da história: Cinema Paradiso. Esse feito já bastaria para destacá-lo entre os grandes do cinema italiano. Mas ele ainda fez Estamos todos bem, Uma simples formalidade e Malena. Excelentes obras que contribuem ainda mais com a filmografia italiana.






Regista d’uno dei migliori film della storia: Cinema Paradiso. Questo fatto basterebbe per staccarlo tra i grandi del cinema italiano. Ma há anche fatto  Stiamo tutti bene, Uma pura formalità e Malena. Lavori eccellenti che contribuiscono parecchio com la filmografia italiana. 
6. Vittorio de Sica
Uma filmografia extensa e recheada. Dá para se perder e se encontrar nos filmes de De Sica. Mas em Ladrões de Bicicleta e Umberto D., o diretor consegue captar toda a profundidade da alma humana, transpor para a tela de uma forma única e sensibilizar até os mais durões dos espectadores. É a dor e a beleza do ser humano universal, em uma Itália pós-guerra.




Uma filmografia estesa e ripiena. Si può perdersi e ritrovarsi Nei film di De Sica. Ma in Ladri di Bicicletta e Umberto D., Il regista riesce a mostrare tutta la profondezza dell’anima umana, trasporre nello schermo di um modo unico e sensibilizzare anche i più duri  spettatori. É Il dolore e la bellezza dell’essere umano universale, in un’ Italia del dopo-guerra.

7. Roberto Benigni
Um grande diretor, atrás de um excelente ator. É gratificante ter filmes com temáticas tão duras, como a guerra, sendo representadas com uma leveza e um humor que nos fazem ter fé no ser humano, mesmo quando tudo caminha para a dor e destruição. Em A vida é bela e O tigre e a neve, Benigni nos ensina que é possível tornar a vida mais suportável com pequenos gestos e uma boa dose de humor. E em O Monstro, ele nos mostra o quanto o cinema pode ser feito de forma simples e ainda assim divertir e alegrar o dia de qualquer um.



Um grande regista, dietro di um’eccellente attore. É gratificante avere dei film com tematiche cosi dure, come la guerra, mostrate com uma leggerezza e um umore che ci fanno avere fidúcia nel’essere umano, anche quando tutto sembra essere dolore e distruzione. Nella La Vita E  Bella e La Tigre e La Neve, Begnini ci insegna che è possibile rendere la vita più sopportabile com piccoli gesti e uma buona dose di umore. Nel Il Mostro ci fà vedere come Il cinema può essere fatto in um modo semplice e anche cosi divertire e rallegrare Il giorno di qualsiasi persona.
8. Bernardo Bertolucci
Ousadia define a obra de Bertolucci. Sem medo de desagradar, com Partner. Sem medo de chocar, com Último tango em Paris. Sem medo de arriscar, com O Conformista. Sem medo de mudar, com O último imperador. E sem medo de expor seus ideais, com Os sonhadores. Um dos diretores mais versáteis e ousados da “velha guarda” italiana. Um dos maiores da história.




Audacia define i lavori di Bertolucci. Senza temere di scontentare con Partner.

Senza temere di scandalizzare, con Ultimo Tango a Parigi. Senza temere di rischiare, con The Conformist. Senza temere di cambiare con L’Ultimo Imperatore. E senza temere di esporre i suoi ideali, con The Dreamers. Uno dei registi più versatili e audaci della “vecchia guardia” italiana. Uno dei più grandi della storia.
9. Roberto Rossellini
Rossellini possui uma filmografia densa, pesada. É uma figura de referência para o cinema italiano e para o neo-realismo, sobretudo a partir de Roma,cidade aberta. Daqueles que exigem que o espectador mergulhe em seus filmes, nade profundamente e depois retorne à superfície para recuperar o ar.






Rossellini há uma filmografia densa, pesante. È uma figura di riferenza per Il cinema italiano  e per Il neo-realismo, sopratutto da Roma Città Aperta. Di quelli che esigono que lo spetattore si tuffi nei suoi film, nuoti profondamente e torni alla superfície per ricuperare l’aria.
10. Nanni Moretti
Com um estilo próprio, Nanni Moretti se destacou por se transformar no personagem de seus próprios filmes, como em Caro Diário e Aprile. Em seguida, realizou um drama forte, em que também protagonizava, O quarto do Filho. Já os seus trabalhos mais recentes traz uma representação de aspectos políticos da Itália. Com O Crocodilo ele aborda a máfia italiana e a classe política, enquanto que em Habemus Papa ele traz aspectos do Vaticano. Portanto, ver os filmes de Moretti, é desvendar um pouco o contexto atual da Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário