Torrent Filmes X

10 (melhores) diretores e diretoras da França (vivos)

França: um dos países mais importantes da história cinematográfica. Foram os franceses que inauguraram a sétima arte, que se espalhou pelo mundo. Pela França também passaram movimentos que influenciaram a estética do cinema mundial, como o Cinema Verdade e a Nouvelle Vague.

Diante de tanta importância, foi uma missão impossível destacar apenas 10 cineastas. A lista já estava estourada, com nomes como Truffaut, Resnais, Renoir, além de diretores das gerações mais novas. A solução para esse problema: listar cineastas em atividade, que chegam em agosto de 2015 ainda produzindo grandes obras ou se firmando como promessas.

Segue, então, os/as 10 (melhores) diretores e diretoras da França, na atualidade.

1. Jean-Luc Godard
Com seus 84 anos, Godard não para de produzir. Confesso que não me agrada suas obras mais atuais e que não tenho muita paciência para algumas mais antigas. Mas, é inegável que filmes como Acossado, O Desprezo, 2 ou 3 coisas que sei dela e O Demônio das Onze Horas são de uma qualidade únicas. Godard: ame-o ou se entedie. Um dos maiores nomes da história do cinema mundial e que encabeça essa lista pelo conjunto da obra.





2. Costa-Gavras
O grego mais francês do cinema. Se daqui a algumas décadas alguém quiser compreender o nosso contexto sócio-político, os conflitos e as regras do jogo, indiquem a filmografia de Costa-Gavras.









3. Luc Besson
Dono de uma filmografia variada, mas que prevalecem filmes de ação e infantis, Luc Besson tem projetos para além da fronteira francesa. Sobretudo suas obras recentes foram produzidas por Hollywood, mas o que lhe projetou foi o clássico O Profissional.








4. Laurent Cantet
Um dos principais diretores franceses da atualidade. A câmera de Cantet é única, que mexe dali, revira daqui e consegue penetrar nos personagens e extrair emoções, instintos e reações fortes. Em alguns momentos, a ficção do diretor parece um documentário, captado com extrema habilidade. Sem dúvida que ainda há o que amadurecer no seu trabalho, mas sua filmografia já é de respeito e traz, a cada filme, uma expectativa maior.





5. Jean-Jacques Annaud
Dono de uma filmografia de respeito, tendo produzido obras de alta produção. Os filmes de Annaud costumam misturar os dramas e conflitos pessoais com um contexto histórico amplo. Quem nunca viu, numa aula de História, o filme O nome da rosa?








6. Emmanuelle Bercot
Outra boa atriz, que se aventurou a dirigir seus próprios filmes. Emmanuelle Bercot vem se destacando e realizando obras cada vez mais elogiadas. Outra grande promessa do cinema francês, que já vem se estabelecendo.








7. Jean-Pierre Jeunet
O diretor de Amélie Poulain. Mas, para além dessa obra histórica, Jeunet consegue manter uma média de bons filmes. Surgem uma pedrada aqui, como Alien – A Ressurreição, mas no geral tem representado muito bem a França no cinema.








8. Éric Toledano e Olivier Nakache
Dois dos principais nomes na nova geração do cinema francês. Estrearam com o divertido Apenas bons amigos e, após duas produções mantendo a parceria, estouraram com Intocáveis. Recentemente, a dupla realizou Samba, novamente passando pelo delicado tema da imigração.




9. Agnès Jaoui
Uma excelente atriz e uma diretora promissora. Jaoui tem uma filmografia curta, com apenas quatro obras dirigidas. Nenhuma possui grandes críticas ou sucesso com o público, mas revela um talento que faz valer à pena acompanhar os próximos passos da diretora.








10. Cédric Klapisch

O diretor de Albergue Espanhol. Klapisch traz em suas obras o humor singelo e divertido típicos das comédias franceses. Com ótimos diálogos e belos passeios pela cidade, seus filmes envolvem o espectador, que normalmente terminam com um sorriso no rosto e algumas ideias na cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário