Torrent Filmes X

46 – Paraíso a Oeste (Eden a l´Ouest) – França (2009)


Direção: Costa-Gavras
Um drama sobre a realidade dos imigrantes ilegais na União Européia. Como Ulysses na Odisséia, Elias, o personagem principal do filme, atravessa o mar, com várias provas e tempestades, e enfrenta "monstros" e "mitos".


Mais um filme europeu a abordar a questão da imigração na Europa. Dessa vez, feita pelo engajado diretor Costa-Gavras.

Diante de um problema tão grave, o diretor preferiu fazer uma abordagem leve, se valendo do recurso do humor em alguns momentos. Assim, ele representou diversas situações na vida/trajetória do imigrante, mas sem produzir uma obra panfletária ou excessivamente dramática.

Se, por um lado, isso permitiu tratar com singeleza uma questão tão complexa, por outro acabou resultando em um filme superficial. A montagem também contribuiu para esse resultado, já que muitas seqüências se transformaram em esquetes, e a narrativa uma colagem desses pequenos casos enfrentados pelo personagem. Ou seja, a opção por representar as diversas possibilidades de situações que um imigrante pode passar em sua jornada, fez com que se trabalhasse menos o psicológico do personagem e a emoção de seus conflitos.

Paraíso a Oeste acabou ficando muito mais interessante por fora, do que por dentro.


Download:
Torrent + Legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário